O PEEP, Programa de Educação Emocional Positiva, é um programa psicoeducacional para desenvolver as competências socioemocionais e as habilidades para o bem estar das pessoas. A idealizadora do PEEP, Miram Rodrigues, junto com sua equipe, treina e supervisiona os facilitadores que multiplicam esse conhecimento, cujos conceitos e atividades abordadas são baseados em estudos científicos. Miriam Souza Castro Rodrigues é psicóloga, autora do livro EDUCAÇÃO EMOCIONAL POSITIVA - SABER LIDAR COM AS EMOÇÕES É UMA GRANDE LIÇÃO. A partir do livro foi estruturado o programa e também o curso para facilitadores.

A psicóloga SOLANGE PEREIRA da clínica SINAPSE é facilitadora do PEEP.

O público alvo do PEEP é bastante amplo, educadores, pais de alunos, profissionais da saúde, crianças, adolescentes e adultos, além do meio corporativo. É um programa que pode ser administrado individualmente ou em grupo, no consultório ou em outros locais como escolas, centros comunitários e empresas. A nova BNCC - Base Nacional Comum Curricular do MEC - trás como uma das suas diretrizes a inclusão das competências socioemocionais. A partir de 2019, as escolas vão incorporar na sua proposta pedagógica as habilidades socioemocionais, impactando pais, professores e alunos. Existem estudos internacionais realizados em grandes universidades que apresentam as competências socioemocionais como adjuntas da aprendizagem e também do engajamento, produtividades e motivação no trabalho e para a vida, sendo esta a razão para a inclusão das competências socioemocionais na grade curricular.

O PEEP, contempla essas necessidades psicoeducacionais. Tem como pilares de construção e sustentação da:

  • a Psicologia Positiva
  • a Terapia Cognitiva
  • a Educação Emociona
  • a Arte educação


A Psicologia Positiva se define como um movimento científico que estuda a felicidade e o bem estar. É uma abordagem com foco nas forças pessoais, virtudes e bem estar, com o objetivo de aumentar a qualidade e a satisfação com a vida. As características essenciais são: emoções positivas, engajamento/interesse, sentido/propósito.

A Terapia Cognitiva, acredita que muitos dos nossos sofrimentos pessoais, das nossas perturbações emocionais são causadas pela forma incorreta que temos de pensar, ou seja, não sofremos pelo que acontece propriamente, mas sofremos por aquilo que pensamos e interpretamos do que nos acontece. Sofremos porque pensamos errado, de forma distorcida e através de ações/técnicas, podemos corrigir esses pensamentos e melhorar nossa atuação frente ao que nos acontece.

Educação Emocional é a capacidade de perceber as nossas emoções, perceber a emoção no outro, nomear e verbalizar essas emoções, tendo diante delas um comportamento construtivo e resolutivo.

A Arte Educação é o complemento desses pilares. A educação emocional deve ser expressiva, divertida e lúdica, pois a arte é um meio através da qual podemos acessar nossas emoções.

Segundo Paul Ekman, as emoções determinam nossa qualidade de vida. Então, aprender sobre educação emocional é fundamental para o desenvolvimento do cérebro, da mente, da consciência. De acordo com Miriam Rodrigues, todos os comportamentos são aprendidos, assim como lidar com as emoções também pode ser.

 

Fonte: Rodrigues, Miriam. Educação Emocional Positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição. Editora All Print, São Paulo, 2013.